sábado, 26 de maio de 2007

CURSO DE CAPACITAÇÃO EM DISLEXIA

Curso de Capacitação em Dislexia:
como lidar com as crianças disléxicas em sala de aula

Prof. MS Vicente Martins © 2007
Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA), Sobral(CE)
e-mail: vicente.martins@uol.com.br
Telefones:
(085) – 32915271(Falar com Luciene ou Atília Martins)(Celular: (088) – 99110892 (profissional)


1. Ementa do Curso

Estratégias de intervenção didática na reabilitação de educandos com necessidades educacionais especiais, particularmente as dificuldades específicas em leitura. Métodos, técnicas e recursos para o tratamento da dislexia em sala de aula.


2. Justificativa do curso

A leitura está tão presente em nossas vidas que acaba por nos parecer uma atividade “natural”, como a visão ou a audição. Basta pensar no que ocorre quando aparece ante nossos olhos uma palavra escrita, ma vez vista é impossível no lê-la, como quando vemos um objeto ou ouvimos um som não podemos nos negar a percebê-los. Lemos, pois, com a mesma espontaneidade e gratuidade com a que reconhecemos um objeto, um rosto ou uma melodia. Talvez por isso nos rebelamos ante a evidência de uma parte importante de nossos alunos escolarizados mostram graves insuficiências e dificuldades no seu domínio. Parece como se esperássemos que esta facilidade com a que trabalhamos na leitura, lhe correspondesse outra semelhante para alcançar seu domínio. Nada mais longe, no entanto, da realidade.
O Curso de Capacitação em Dislexia é destinado a educadores, professores da educação básica, pais de alunos e demais interessados em questões relacionados com o mundo a leitura e suas dificuldades.
Sabemos que os pais ao mandarem seus filhos para a escola, têm uma expectativa de aprendam a ler. Todavia, um número significativo de crianças não aprende a ler, a soletrar, a decodificar e compreender o texto lido, contrariando, assim, o esperado.
Uma das razões é que a criança pode ter uma dificuldade específica de aprendizagem de leitura. Essa dificuldade específica tem o nome de dislexia.
A leitura precisa um longo e em certa medida laborioso processo de aprendizagem, no que devemos adquirir e automatizar um amplo número de habilidades que tem de operar de uma forma ordenada
Por tudo isso, ao fracassar na leitura, truncamos um amplo conjunto de possibilidade expressivas e receptivas que são decisivas para adquirir tudo quanto nossa cultura reclama a seus membros.
3. Objetivos
Valorizar e conhecer a importância dos distintos pré-requisitos necessários parta uma correta aprendizagem da leitura
Estudar e analisar as principais investigações sobre leitura e os modelos explicativos mais relevantes
Proporcionar conhecimentos básicos sobre os processos psicológicos envolvidos na leitura
Conhecer as dificuldades mais comuns que podem ocorrer em sala de aula: atraso leitor e dislexias. Conhecer os métodos, técnicos e recursos para seu tratamento.
Elaborar estratégias de intervenção didática na aprendizagem e reabilitação das dificuldades leitoras


4. Conteúdos

Tema 1.- MECANISMOS NEUROBIOLÓGICOS DA LEITURA
1.1. Estruturas receptivo-visuais
1.2. Canal informante óptico
1.3. Áreas receptoras corticais do sistema visual
Tema 2. – DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA
2.1. Evolução histórica dos estudos sobre as dificuldades de aprendizagem da leitura
2.2. Maturidade para a leitura. Pré-requisitos para a aprendizagem da leitura como processo de decodificação
- Desenvolvimento da consciência fonológica
- Fatores lingüísticos
- Fatores cognitivos
2.3. Processos psicológicos envolvidos na leitura
- Processos perceptivo-visuais
- Processo de acesso ao significado
- processo sintático e semântico
Tema 3. – ALTERAÇÕES NA APRENDIZAGEM DA LEITURA
3.1. Atraso leitor versus dislexia
3.2. Tipos de dislexia
- Dislexia evolutiva
- Dislexia profunda
3.3. Conceito, tipologia, avaliação e intervenção
Tema 4. – PROVAS PADRONIZADAS PARA A AVALIAÇÃO DO RENDIMENTO EM LEITURA
4.1. Estudo de casos
4.2. Escalas, provas, teste
Teste de análise em leitura
4.3. Programa de treinamento em leitura

5. Metodologia

Exposição dos temas teóricos básicos (servindo-se de apoios visuais, power-point, vídeos) estabelecendo uma relação e comunicação com os alunos, que estimule seu interesse pelo conhecimento, em uma clima de participação e intercâmbio.
Reflexão pessoal e participação, nas atividades de sala de aula, são fundamentais no desenvolvimento do curso.
Elaboraçãoconjunta com os alunos do vocabulário específico na área de dislexiologia
Entrega de resenhas e pequenos artigos e apoio bibliográfico
Exposição em sala de casos preparados pelos alunos
6. Critérios de avaliação e qualificação
Realizar-se-á através de:
Provas escritas, perguntas oriais na sala de aula e entrega de trabalhos práticos relacionados com o programa do curso
Realizar-se-ão duas provas escritas, uma por cada 8 horas de atividade.
Participação na condução da sala de aula com perguntas sobre dúvidas e comunicação sobre experiências do tema tratado.
Exposição de casos, leituras, em sala de aula, nos que mostram sua capacidade de organização, síntese, uso correto do vocabulário específico, fundamentação teórica e prática e expressão oral
Respeito aos demais alunos e professor manifestado por sua conduta conduta de atenção e interesse durante as aulas

7. Bibliografia

1. ALLIEND, G. Felipe, CONDEMARÍN, Mabel. Leitura: teoria, avaliação e desenvolvimento. Tradução de José Cláudio de Almeida Abreu. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
2. COLOMER, Teresa, CAMPS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.
3. CONDEMARÍN, Mabel e MEDINA, Alejandra. A avaliação autêntica: um meio para melhorar as competências em linguagem e comunicação. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre? Artmed, 2005
4. CONDEMARÍN, Mabel, BLOMQUIST, Marlys. Dislexia: manual de leitura corretiva. Tradução de Ana Maria Netto Machado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.
5. TACKHOUSE, Joy. (orgs.) Dislexia, fala e linguagem: um manual do profissional. Tradução de Magda França Lopes.Porto Alegre: Artmed, 2004. pp.183-202.
6. FULGENCIO, Lúcia, LIBERATO, Yara Goulart. Como facilitar a leitura. São Paulo: Contexto, 1992. (Coleção repensando a língua portuguesa)
7. GALLEGO, Maria Soledad Carrillo, SERRANO, Javier Marin. Desarrollo metafonológico e adquisición de la lectura: un estudio de entrenamiento. Madrid: CIDE, 1996. (colección investigación, n.122)
8. GARCIA, Jesus Nicacio. Manual de dificuldades de aprendizagem: linguagem, leitura, escrita e matemática. Tradução de Jussara Haubert Rodrigues. Porto Alegre: Artes Médicas, 26. LECOURS, André Roch, PARENTE, Maria Alice de Mattos Pimenta. Dislexia: implicações do sistema de escrita do português. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
9. MARTINS, Vicente. A dislexia em sala de aula. In: PINTO, Maria Alice (org.). Psicopedagogia: diversas faces, múltiplos olhares. São Paulo: Olho d’Água, 2003.
28. MORAIS, José. A arte de ler. São Paulo: Unesp, 1996.
10. PÉREZ, Francisco Carvajal, García, Joaquín Ramos (orgs). Ensinar ou aprender a ler e a escrever? Aspectos teóricos do processo de construção significativa, funcionamento e compartilhada do código escrito. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.
11. SNOWLING, Margaret e STACKHOUSE, Joy. (orgs.) Dislexia, fala e linguagem: um manual do profissional. Tradução de Magda França Lopes.Porto Alegre: Artmed, 2004.


O professor Vicente Martins, palestrante, mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará(UFC), graduado e pós-graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará(UECE). Há 14 anos, é professor do Curso de Letras (graduação e pós-graduação) e de Psicopedagogia (pós-Graduação) da Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA, em Sobral, Estado do Ceará, Brasil). Dedica-se, entusiasticamente, ao estudo e pesquisa sobre as dificuldades de aprendizagem em leitura (dislexia), escrita(disgrafia) e ortografia(disortografia). E-mail: vicente.martins@uol.com.br

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