UVA – Pró-Reitoria de Ensino de Graduação – Curso de Letras
DISCIPLINA: LEITURA E ESCRITA, 60 h/a - Prof. Vicente Martins
Período: 04 de junho a 11 de setembro de 2008
PROGRAMAÇÃO DE AULAS
Leituras Orientadas:
Textos
Bibliografia compulsada
1. BRASIL. Ministério da educação. Qualidade da educação. Uma nova leitura do desempenho dos estudantes da 4ª série do ensino fundamental. Brasília: INEP, abril 2003.
2. BRASIL. Ministério da educação. Qualidade da educação. Uma nova leitura do desempenho dos estudantes da 8ª série do ensino fundamental. Brasília: INEP, dezembro 2003.
3. BRASIL. Ministério da educação. Qualidade da educação. Uma nova leitura do desempenho dos estudantes da 3ª série do ensino médio. Brasília: INEP, abril 2004.
4. BRASIL. Ministério da educacão. Prova Brasil. Brasília: MEX/INEP. Documentos disponiblizados, por municípios, na internet: http://www.Inep.gov.br/básica/saeb/prova_brasil/
5. COLOMER, Teresa, CAMPS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002. P. 29-88.
6. CONDEMARÍN, Mabel, GALDAMES, Viviana e MEDINA, Alejanfda. Oficina de linguagem: módulos para desenvolver a linguagem oral e escrita. Tradução de Marylene Pinto Michael. São Paulo: Moderna, 1999. P. 109-188.
7. CONDEMARÍN, Mabel, MEDINA, Alejandra. Avaliação autêntica: um meio para melhorar as competências em linguagem e comunicação. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 49-88.
8. FIORIN, José Luiz. O ensino de português nos níveis fundamental e médio: problemas e desafios. In SCHOLZE, Lia, RÖSING, Tânia M.K. (Orgs.). Teorias e práticas de letramento. Brasília: INEP, 2007.p. 95-116.
9. FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Descobrindo novas formas de leitura e escrita. ROJO, Roxane (org.). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCN’s. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006. p.41-66. (Coleção As Faces da Lingüística Aplicada)
10. GUEDES, Paulo Coimbra, SOUZA, Jane Mari de. Não apenas o texto, mas o diálogo em língua escrita é o conteúdo da aula de português. In NEVES, Iara Conceição Bitencourt et ali (orgs.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS, 2006. P. 137-156.
11. MARCHI, Diana Maria. A literatura e o leitor. In NEVES, Iara Conceição Bitencourt ali (orgs.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS, 2006. P. 159-165.
12.
MARTINS, Vicente. Ficha de levantamento de informação da aquisição da linguagem – FILIAL. Sobral: UVA, 2007. (Documento originalmente sob o título Exames do ensino básico, da Junta Nacional de Exames/MEC/Portugal, adaptado pelo professor Vicente Martins para avaliação da linguagem escrita nas escolas brasileiras)
13.
MARTINS, Vicente. O método fônico na alfabetização de crianças. In CLEBSCH, Júlio. Educação 2008: as mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores. Curitiba: Multiverso, 2008. p. 142-143.
14. ROLLA, Ângela da Rocha. Ler e escrever literatura: a mediação do professor. In NEVES, Iara Conceição Bitencourt ali (orgs.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS, 2006. P. 166-173
15. SCHOLZE, Lia. Pela não-pedagogização da leitura e da escrita. . In SCHOLZE, Lia, RÖSING, Tânia M.K. (Orgs.). Teorias e práticas de letramento. Brasília: INEP, 2007.p. 117-126.
16. SERAFINI,Maria Teresa. Como escrever textos. Tradução de Maria Augusta Bastos de Mattos. 4ª Ed. São Paulo: Globo, 1999. p. 52-129.
17. SMITH, Frank. Leitura significativa. 3ª Ed.Tradução de Beatriz Affonso Neves.Porto Alegre: Artmed, 1999. P.19-49.
18. VIEIRA, Iúta Lerche. Escrita, para que te quero? Fortaleza: FDR/UECE, 2005. p. 99-134. (Coleção Magister)
Ordem das aulas
Meses letivos
Dias letivos
CH
Atividades Acadêmicas
Apresentação e leitura do plano de docência da disciplina Leitura e Escrita, de 60 horas/aula, como um dos componentes pedagógicos da prática de ensino da língua portuguesa e literatura. Exposição oral do professor sobre as teorias e práticas de leitura e escrita na escola.
Unidade I – A leitura e Escrita na educação básica. A Leitura em números: a realidade do desempenho leitor (e escritor) das crianças e jovens brasileiros. Discussão em grupo para Seminário temático a partir da leitura e discussão dos textos 1, 2 e 3.
Unidade I – A leitura e Escrita na educação básica. A Leitura em números: a realidade do desempenho leitor (e escritor) das crianças e jovens brasileiros. Seminário temático dos alunos a partir da leitura e discussão dos textos 1, 2 e 3.
Unidade I – A avaliação lectoescritora na educação básica. Os parâmetros de avaliação lectoescritora do MEC no Brasil e na Europa (Portugal.) Exposição oral do professor a partir da leitura e discussão dos textos 1,2, 3. 4 e 12.
Unidade II – Teorias e Práticas de Leitura e escrita. Exposição oral do professor e seminário temático dos alunos a partir da leitura e discussão dos textos 8, 9, 10 e 11.
Unidade II – Teorias e Práticas de Leitura e escrita. Exposição oral do professor e seminário temático dos alunos a partir da leitura e discussão dos textos 8, 9, 10 e 11.
Unidade II – Teorias e Práticas de Leitura e escrita. Exposição oral do professor e seminário temático dos alunos a partir da leitura e discussão dos textos 8, 9, 10 e 11.
Unidade II – Teorias e Práticas de Leitura e escrita. Exposição oral do professor e seminário temático dos alunos a partir da leitura e discussão dos textos 8, 9, 10 e 11.
Unidade III – Teorias e Práticas de Leitura e escrita. Exposição oral do professor e seminário temático dos alunos a partir da leitura e discussão dos textos 13,14,15 e 17.
Unidade III – Teorias e Práticas de Leitura e escrita. Exposição oral do professor e seminário temático dos alunos a partir da leitura e discussão dos textos 13,14,15 e 17.
Unidade III –Teorias e Práticas de Leitura e escrita. Exposição oral do professor e seminário temático dos alunos a partir da leitura e discussão dos textos 16 e 18.
Unidade III –Teorias e Práticas de Leitura e escrita. Exposição oral do professor e seminário
Unidade III –Teorias e Práticas de Leitura e escrita. Exposição oral do professor e seminário temático dos alunos a partir da leitura e discussão dos textos 16 e 18.
Unidade IV – Seminário de Teorias e Práticas de Leitura e escrita . Seminário dos alunos aberto à comunidade acadêmica a partir das reflexões e observações nas escolas de suas cidades sobre o desempenho leitor dos alunos na região noroeste do Estado do Ceará.
Unidade V – Revisão dos principais tópicos da disciplina. Auto-avaliação oral do professor e alunos e avaliação autêntica dos alunos sobre seu desempenho na disciplina Leitura e Escrita.
Período para aplicação de NAF e resolução de pendências de notas de alunos: 17 a 25 de setembro de 2008.
DISCIPLINA: LEITURA E ESCRITA, 60 h/a - Prof. Vicente Martins
Período: 04 de junho a 11 de setembro de 2008
PROGRAMAÇÃO DE AULAS
Leituras Orientadas:
Textos
Bibliografia compulsada
1. BRASIL. Ministério da educação. Qualidade da educação. Uma nova leitura do desempenho dos estudantes da 4ª série do ensino fundamental. Brasília: INEP, abril 2003.
2. BRASIL. Ministério da educação. Qualidade da educação. Uma nova leitura do desempenho dos estudantes da 8ª série do ensino fundamental. Brasília: INEP, dezembro 2003.
3. BRASIL. Ministério da educação. Qualidade da educação. Uma nova leitura do desempenho dos estudantes da 3ª série do ensino médio. Brasília: INEP, abril 2004.
4. BRASIL. Ministério da educacão. Prova Brasil. Brasília: MEX/INEP. Documentos disponiblizados, por municípios, na internet: http://www.Inep.gov.br/básica/saeb/prova_brasil/
5. COLOMER, Teresa, CAMPS, Anna. Ensinar a ler, ensinar a compreender. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2002. P. 29-88.
6. CONDEMARÍN, Mabel, GALDAMES, Viviana e MEDINA, Alejanfda. Oficina de linguagem: módulos para desenvolver a linguagem oral e escrita. Tradução de Marylene Pinto Michael. São Paulo: Moderna, 1999. P. 109-188.
7. CONDEMARÍN, Mabel, MEDINA, Alejandra. Avaliação autêntica: um meio para melhorar as competências em linguagem e comunicação. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2005. p. 49-88.
8. FIORIN, José Luiz. O ensino de português nos níveis fundamental e médio: problemas e desafios. In SCHOLZE, Lia, RÖSING, Tânia M.K. (Orgs.). Teorias e práticas de letramento. Brasília: INEP, 2007.p. 95-116.
9. FREITAS, Maria Teresa de Assunção. Descobrindo novas formas de leitura e escrita. ROJO, Roxane (org.). A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCN’s. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006. p.41-66. (Coleção As Faces da Lingüística Aplicada)
10. GUEDES, Paulo Coimbra, SOUZA, Jane Mari de. Não apenas o texto, mas o diálogo em língua escrita é o conteúdo da aula de português. In NEVES, Iara Conceição Bitencourt et ali (orgs.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS, 2006. P. 137-156.
11. MARCHI, Diana Maria. A literatura e o leitor. In NEVES, Iara Conceição Bitencourt ali (orgs.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS, 2006. P. 159-165.
12.
MARTINS, Vicente. Ficha de levantamento de informação da aquisição da linguagem – FILIAL. Sobral: UVA, 2007. (Documento originalmente sob o título Exames do ensino básico, da Junta Nacional de Exames/MEC/Portugal, adaptado pelo professor Vicente Martins para avaliação da linguagem escrita nas escolas brasileiras)
13.
MARTINS, Vicente. O método fônico na alfabetização de crianças. In CLEBSCH, Júlio. Educação 2008: as mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores. Curitiba: Multiverso, 2008. p. 142-143.
14. ROLLA, Ângela da Rocha. Ler e escrever literatura: a mediação do professor. In NEVES, Iara Conceição Bitencourt ali (orgs.). Ler e escrever: compromisso de todas as áreas. Porto Alegre: UFRGS, 2006. P. 166-173
15. SCHOLZE, Lia. Pela não-pedagogização da leitura e da escrita. . In SCHOLZE, Lia, RÖSING, Tânia M.K. (Orgs.). Teorias e práticas de letramento. Brasília: INEP, 2007.p. 117-126.
16. SERAFINI,Maria Teresa. Como escrever textos. Tradução de Maria Augusta Bastos de Mattos. 4ª Ed. São Paulo: Globo, 1999. p. 52-129.
17. SMITH, Frank. Leitura significativa. 3ª Ed.Tradução de Beatriz Affonso Neves.Porto Alegre: Artmed, 1999. P.19-49.
18. VIEIRA, Iúta Lerche. Escrita, para que te quero? Fortaleza: FDR/UECE, 2005. p. 99-134. (Coleção Magister)
Ordem das aulas
Meses letivos
Dias letivos
CH
Atividades Acadêmicas
Apresentação e leitura do plano de docência da disciplina Leitura e Escrita, de 60 horas/aula, como um dos componentes pedagógicos da prática de ensino da língua portuguesa e literatura. Exposição oral do professor sobre as teorias e práticas de leitura e escrita na escola.
Unidade I – A leitura e Escrita na educação básica. A Leitura em números: a realidade do desempenho leitor (e escritor) das crianças e jovens brasileiros. Discussão em grupo para Seminário temático a partir da leitura e discussão dos textos 1, 2 e 3.
Unidade I – A leitura e Escrita na educação básica. A Leitura em números: a realidade do desempenho leitor (e escritor) das crianças e jovens brasileiros. Seminário temático dos alunos a partir da leitura e discussão dos textos 1, 2 e 3.
Unidade I – A avaliação lectoescritora na educação básica. Os parâmetros de avaliação lectoescritora do MEC no Brasil e na Europa (Portugal.) Exposição oral do professor a partir da leitura e discussão dos textos 1,2, 3. 4 e 12.
Unidade II – Teorias e Práticas de Leitura e escrita. Exposição oral do professor e seminário temático dos alunos a partir da leitura e discussão dos textos 8, 9, 10 e 11.
Unidade II – Teorias e Práticas de Leitura e escrita. Exposição oral do professor e seminário temático dos alunos a partir da leitura e discussão dos textos 8, 9, 10 e 11.
Unidade II – Teorias e Práticas de Leitura e escrita. Exposição oral do professor e seminário temático dos alunos a partir da leitura e discussão dos textos 8, 9, 10 e 11.
Unidade II – Teorias e Práticas de Leitura e escrita. Exposição oral do professor e seminário temático dos alunos a partir da leitura e discussão dos textos 8, 9, 10 e 11.
Unidade III – Teorias e Práticas de Leitura e escrita. Exposição oral do professor e seminário temático dos alunos a partir da leitura e discussão dos textos 13,14,15 e 17.
Unidade III – Teorias e Práticas de Leitura e escrita. Exposição oral do professor e seminário temático dos alunos a partir da leitura e discussão dos textos 13,14,15 e 17.
Unidade III –Teorias e Práticas de Leitura e escrita. Exposição oral do professor e seminário temático dos alunos a partir da leitura e discussão dos textos 16 e 18.
Unidade III –Teorias e Práticas de Leitura e escrita. Exposição oral do professor e seminário
Unidade III –Teorias e Práticas de Leitura e escrita. Exposição oral do professor e seminário temático dos alunos a partir da leitura e discussão dos textos 16 e 18.
Unidade IV – Seminário de Teorias e Práticas de Leitura e escrita . Seminário dos alunos aberto à comunidade acadêmica a partir das reflexões e observações nas escolas de suas cidades sobre o desempenho leitor dos alunos na região noroeste do Estado do Ceará.
Unidade V – Revisão dos principais tópicos da disciplina. Auto-avaliação oral do professor e alunos e avaliação autêntica dos alunos sobre seu desempenho na disciplina Leitura e Escrita.
Período para aplicação de NAF e resolução de pendências de notas de alunos: 17 a 25 de setembro de 2008.
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